Login
 
Home Artigos


"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


Artigos
O centenário da Coluna Prestes
Escrito por Geraldo Barbosa   

Geraldo Barbosa escreve sobre "A Coluna Prestes", premiada obra de Anita Leocadia Prestes que ganha nova edição revisada pela Boitempo.

A quinta edição brasileira de A Coluna Prestes ocorre num momento especial: em 2024, celebramos o Centenário da Marcha da Coluna Invicta (1924-1927). O livro de Anita Leocadia Prestes resultou da tese de doutorado defendida em 1989 na Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 1990, recebeu o prêmio Casa de las Américas, de Cuba. Anita realizou a mais completa obra de pesquisa e reconstrução sintética sobre a Coluna Prestes, apoiada em sólida formação teórica e impressionante aparato documental, em grande parte inédito.

Última atualização em Sáb, 04 de Janeiro de 2025 22:54
Leia mais...
 
Leocadia Prestes, Mãe Coragem
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

(Por ocasião do 150º aniversário de nascimento)

Leocadia Felizardo Prestes nasceu em 11 de maio de 1 8 74, em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Leocadia foi uma mulher corajosa e determinada que, em 1936, com mais de 60 anos, com a saúde alquebrada, encontrou forças para pela primeira vez na vida separar se das três filhas mais velhas e, acompanhada por Lygia, a caçula, que então contava 22 anos de idade, empreender uma longa jornada por toda Europa à frente da Campanha Prestes pela libertação, dos presos políticos no Brasil, entre os quais o mais destacado era seu filho Luiz Carlos Prestes, então conhecido como o “Cavaleiro da Esperança”.

Leia mais

Última atualização em Sáb, 11 de Maio de 2024 22:10
 
Pesquisando as narrativas sobre Luiz Carlos Prestes na historiografia e na memorialística brasileiras: o irracionalismo como reforço ao anticomunismo
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

Na qualidade de historiadora, há algum tempo venho pesquisando as narrativas sobre Luiz Carlos Prestes encontradas na historiografia e na memorialística brasileiras. A adesão, com o “Manifesto de Maio” de 1930, do então celebrado “Cavaleiro da Esperança” à proposta da “revolução agrária e anti-imperialista”, adotada pelo Partido Comunista, provocou sua condenação generalizada na opinião pública nacional, abrindo caminho para as crescentes investidas de caráter anticomunista contra Prestes.

Veja arquivo PDF

Última atualização em Sex, 25 de Agosto de 2023 07:30
 
LUIZ CARLOS PRESTES: O “MANIFESTO DE MAIO” E A “REVOLUÇÃO DE 30”
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

O Manifesto de Maio de 1930, assinado por Luiz Carlos Prestes, foi tornado público no Brasil no dia 29 de maio daquele ano na 2ª. ed. do jornal paulistano Diário da Noite.

Clique aqui para ver o arquivo PDF

Última atualização em Ter, 23 de Maio de 2023 23:42
 
VERBETE "O MARXISMO DE LUIZ CARLOS PRESTES", PUBLICADO EM DICIONÁRIO MARXISMO NA AMÉRICA.
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

Líder revolucionário e dirigente do Partido Comunista Brasileiro, participou de eventos históricos que marcaram o país (Tenentismo, Aliança Nacional Libertadora), legando importantes contribuições para a compreensão da Revolução Brasileira

Última atualização em Seg, 10 de Abril de 2023 12:19
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Pagina 1 de 31