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"Luiz Carlos Prestes entrou vivo
no Panteon da História.  
Os séculos cantarão a 'canção de gesta'
dos mil e quinhentos homens da
Coluna Prestes e sua marcha de quase
três anos através do Brasil.
Um Carlos Prestes nos é sagrado.
Ele pertence a toda a humanidade.
Quem o atinge, atinge-a."

(Romain Roland, 1936)


Artigos
A “crise da educação” em tempos de neoconservadorismo: a contribuição da história da educação para compreender o presente
Escrito por Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro   
Cadernos do GPOSSHE On-line, v. 2 n. 1 (2019): Dossiê: Crise da educação em tempos de neoconservadorismo

Busca-se refletir sobre a contribuição do conhecimento produzido em História da Educação para pensar o momento atual de desmonte da educação no país, em particular, a educação pública. Nesse sentido, discute-se o papel da educação como um campo de disputa entre várias propostas de sociedade, entre diferentes concepções do mundo, como um terreno onde os grupos sociais lutam pela hegemonia, pela conquista do consenso para seus diferentes projetos societários.

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Última atualização em Sex, 23 de Agosto de 2019 17:06
 
"TRÊS REGIMES AUTORITÁRIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO: O ESTADO NOVO (1937-1945), A DITADURA MILITAR (1964-1985) E O REGIME ATUAL (A PARTIR DO GOLPE DE 2016)"
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

Resumo: No artigo adota-se a metodologia comparativa para realizar a apreciação detrês regimes autoritários da História do Brasil republicano nos séculos XX-XXI: o Estado Novo (1937-1945), a ditadura militar (1964-1985) e o regime atual (a partir do golpe jurídico-parlamentar de 2016). A partir do entendimento das diferenças existentes entre os conceitos de autoritarismo e fascismo, definidos por uma interpretação baseada...

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Resumo: No artigo adota-se a metodologia comparativa para realizar a apreciação detrês regimes autoritários da História do Brasil republicano nos séculos XX-XXI: o Estado Novo (1937-1945), a ditadura militar (1964-1985) e o regime atual (a partir do golpe jurídico-parlamentar de 2016). A partir do entendimento das diferenças existentes entre os conceitos de autoritarismo e fascismo, definidos por uma interpretação baseada
Última atualização em Sáb, 03 de Outubro de 2020 12:52
 
Texto de Anita Leocadia Prestes
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

Publicado no livro:  ALVES, Gracilda e HOFFMANN, Raquel (org.). Memória: questões historiográficas e metodológicas. Rio de Janeiro, Autografia, 2019, p.197-215.

Leia capítulo completo em PDF clicando aqui

Última atualização em Seg, 12 de Agosto de 2019 22:27
 
VICTOR ALLEN BARRON: HEROICO COMUNISTA NORTE-AMERICANO ASSASSINADO PELA POLÍCIA DE FILINTO MÜLLER EM 1936
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

O jovem comunista norte-americano Victor Allen Barron (16/3/1910 – 5/3/1936) chegou ao Rio de Janeiro em 1935 em missão da Internacional Comunista (IC), atendendo a solicitação da direção do Partido Comunista Brasileiro (PCB), para colaborar com o movimento antifascista então em curso no Brasil, que ganhava força e importância a partir da fundação da Aliança Nacional Libertadora (ANL).

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Última atualização em Sáb, 04 de Maio de 2019 18:31
 
A RESPEITO DO SUPOSTO POSITIVISMO DE LUIZ CARLOS PRESTES
Escrito por Anita Leocadia Prestes   

Resumo

É bastante comum a afirmação de que Luiz Carlos Prestes teria sofrido influências positivistas tanto no âmbito familiar quanto na Escola Militar,
onde cursou engenharia militar. No artigo são apresentados fatos e argumentos que desmentem tal afirmação, feita muitas vezes com o objetivo de
denegrir a imagem de Prestes, de pôr em causa sua adesão às ideias de Marx, Engels e Lenin.

Palavras chave

Luiz Carlos Prestes, positivismo, Diderot e Hegel.

Entre diversos autores que, de uma forma ou de outra, se referiram a Luiz Carlos Prestes,
é bastante frequente encontrar a afirmação de que o líder comunista teria sofrido consideráveis
influências positivistas tanto no âmbito familiar quanto na Escola Militar, onde cursou engenharia militar,
tendo colado grau em janeiro de 1920.


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Última atualização em Sáb, 04 de Maio de 2019 18:30
 
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