Escrito por Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro
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Cadernos do GPOSSHE On-line, v. 2 n. 1 (2019): Dossiê: Crise da educação em tempos de neoconservadorismo
Busca-se refletir sobre a contribuição do conhecimento produzido em História da Educação para pensar o momento atual de desmonte da educação no país, em particular, a educação pública. Nesse sentido, discute-se o papel da educação como um campo de disputa entre várias propostas de sociedade, entre diferentes concepções do mundo, como um terreno onde os grupos sociais lutam pela hegemonia, pela conquista do consenso para seus diferentes projetos societários.
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Última atualização em Sex, 23 de Agosto de 2019 17:06 |
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Escrito por Anita Leocadia Prestes
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Resumo: No artigo adota-se a metodologia comparativa para realizar a apreciação detrês regimes autoritários da História do Brasil republicano nos séculos XX-XXI: o Estado Novo (1937-1945), a ditadura militar (1964-1985) e o regime atual (a partir do golpe jurídico-parlamentar de 2016). A partir do entendimento das diferenças existentes entre os conceitos de autoritarismo e fascismo, definidos por uma interpretação baseada...
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Resumo: No artigo adota-se a metodologia comparativa para realizar a apreciação detrês regimes autoritários da História do Brasil republicano nos séculos XX-XXI: o Estado Novo (1937-1945), a ditadura militar (1964-1985) e o regime atual (a partir do golpe jurídico-parlamentar de 2016). A partir do entendimento das diferenças existentes entre os conceitos de autoritarismo e fascismo, definidos por uma interpretação baseada |
Última atualização em Sáb, 03 de Outubro de 2020 12:52 |
Escrito por Anita Leocadia Prestes
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Publicado no livro: ALVES, Gracilda e HOFFMANN, Raquel (org.). Memória: questões historiográficas e metodológicas. Rio de Janeiro, Autografia, 2019, p.197-215.
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Última atualização em Seg, 12 de Agosto de 2019 22:27 |
Escrito por Anita Leocadia Prestes
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O jovem comunista norte-americano Victor Allen Barron (16/3/1910 – 5/3/1936) chegou ao Rio de Janeiro em 1935 em missão da Internacional Comunista (IC), atendendo a solicitação da direção do Partido Comunista Brasileiro (PCB), para colaborar com o movimento antifascista então em curso no Brasil, que ganhava força e importância a partir da fundação da Aliança Nacional Libertadora (ANL).
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Última atualização em Sáb, 04 de Maio de 2019 18:31 |
Escrito por Anita Leocadia Prestes
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Resumo
É bastante comum a afirmação de que Luiz Carlos Prestes teria sofrido influências positivistas tanto no âmbito familiar quanto na Escola Militar, onde cursou engenharia militar. No artigo são apresentados fatos e argumentos que desmentem tal afirmação, feita muitas vezes com o objetivo de denegrir a imagem de Prestes, de pôr em causa sua adesão às ideias de Marx, Engels e Lenin.
Palavras chave
Luiz Carlos Prestes, positivismo, Diderot e Hegel.
Entre diversos autores que, de uma forma ou de outra, se referiram a Luiz Carlos Prestes, é bastante frequente encontrar a afirmação de que o líder comunista teria sofrido consideráveis influências positivistas tanto no âmbito familiar quanto na Escola Militar, onde cursou engenharia militar, tendo colado grau em janeiro de 1920.
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Última atualização em Sáb, 04 de Maio de 2019 18:30 |
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